A maternidade não precisa ser um obstáculo no caminho das mulheres, porém uma pesquisa da plataforma de empregos Catho revela uma realidade diferente: 63% das organizações não possuem iniciativas específicas para gestantes ou mães.
“Incluir mães no mercado de trabalho vai muito além da contratação. É preciso criar um ambiente em que elas possam se desenvolver profissionalmente e equilibrar suas responsabilidades pessoais”, explica Christiana Mello, diretora de Growth B2B Pequenas e Médias Empresas da Catho.
Entre os benefícios possíveis mais citados pelos entrevistados, estão horários flexíveis (18,9%), salário-família (17,5%) e plano de saúde para dependentes (16,6%).
A pesquisa revelou ainda dificuldades de empregabilidade e desenvolvimento de carreira para as mães: 36,9% dos entrevistados afirmaram já ter presenciado resistência por parte da liderança para contratar ou promover mães ou gestantes.
“Além de contrariar os princípios de diversidade, essa postura limita a inovação e a produtividade das empresas, que perdem a oportunidade de integrar talentos altamente comprometidos e resilientes”, afirma Mello.
A realidade difícil do mercado de trabalho acaba motivando muitas mulheres a buscarem uma saída no empreendedorismo. Outra pesquisa, realizada pela Rede Mulher Empreendedora (IRME), afirma que 70% das empreendedoras são mães.
O estudo mostrou ainda que, deste total, 77% começaram a empreender justamente depois da maternidade.