Data é popular nos Estados Unidos, mas a cada ano ganha mais força em celebrações no Brasil
Doces ou travessuras? O Halloween é celebrado com força nos Estados Unidos e tem a tradição de distribuir doces para crianças que saem fantasiadas pelas ruas batendo de porta em porta. Bolos, cupcakes, chocolates, balas, maçã do amor, pirulitos... os doces estão cada vez mais personalizados e focados data.
No Brasil, o Dia das Bruxas ganha cada vez mais força a cada ano e é comemorado em escolas, cursos de inglês e festas à fantasia.
Você sabe como surgiu a tradição de distribuir doces no Halloween?
O Halloween tem suas raízes na cultura do Reino Unido apesar de ter ganhado popularidade nos Estados Unidos.
Durante a Idade Média, a tradição de pedir comida na véspera do Dia de Todos os Santos (1º de novembro) era comum em algumas regiões da Europa. Crianças e adultos costumavam ir nas casas oferecendo orações pelos mortos e ganhavam em troca bolos e mais alimentos.
A expressão "doces ou travessuras" como conhecemos hoje em dia surgiu bem mais tarde, por volta dos anos 1920 nos Estados Unidos. A ideia de dar sustos e "aprontar" caso não recebessem doces surgiu provavelmente durante uma brincadeira entre crianças.
A indústria alimentícia também teve um papel importante na popularização dos doces no Halloween. No início do século XX, as empresas de doces começaram a promover a data como uma oportunidade de consumir seus produtos, incentivando as crianças a pedir doces e os pais a comprá-los. Atualmente, a data é uma das que mais oferece lucros para empresas que fabricam doces e movimenta milhões de dólares.
Uma pesquisa realizada pela Prosper Insights & Analytics mostrou que entre todas as categorias de consumo no Halloween, os doces são os mais populares com gastos totais esperados de US$ 3,5 bilhões.
Doces ou Travessuras: Tradição se espalha pelo mundo
A tradição de pedir doces no Halloween se tornou um símbolo dessa celebração em todo o mundo e ganhou força em várias partes do mundo. A mistura de elementos culturais, crenças antigas e a criatividade infantil transformou essa prática ancestral em uma das mais populares e divertidas festas do calendário.