O site AirHelp divulgou nesta terça-feira (8) a anual lista de melhores aeroportos do mundo em 2025. O Brasil teve uma queda no ranking, de dois para apenas um figurando no top 10.
No ano passado, o Aeroporto de Belém/Val-de-Cans estava na nona colocação e agora está na 13ª. Quem se manteve entre os dez globalmente foi o Aeroporto de Brasília-Presidente Juscelino Kubitschek (o melhor avaliado da América Central e do Sul). Ele subiu uma posição, de quinto para quarto lugar agora em 2025.
O Brasil possui mais um representa no top 20: o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, em 17º lugar (era 23º lugar).
Entre outros representantes brasileiros estão o Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza (24º); Aeroporto do Galeão, no Rio (29º); Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba (46º); e Aeroporto do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre, em Recife (47º).
O aeroporto de Brasília obteve nota 8,6 em pontualidade; 8,3 na opinião do cliente; e 8,2 em alimentação e lojas.
A primeira posição global é do Aeroporto da Cidade do Cabo, na África do Sul. Em seguida aparecem o Aeroporto de Hamad, em Doha, no Catar; e o Aeroporto Rei Khaled, em Riad, na Arábia Saudita.
Os dois primeiros colocados inverteram a ordem em relação ao ano passado. A terceira posição era do Aeroporto Chubu Centrair, em Nagoya, no Japão, que caiu para 15ª colocação neste ano.
A lista foi feita com base na avaliação de mais de 13 mil usuários em 68 países diferentes. Os dados foram analisados em três categorias: pontualidade dos voos, qualidade dos serviços oferecidos e lojas e restaurantes. O questionário foi feito entre 1º de junho de 2024 a 31 de maio de 2025.
Na lista de 2023, o Brasil teve quatro entre 10 aeroportos melhores avaliados do mundo, sendo que o de Recife ficou em segundo lugar. Ainda constavam o de Belém, Belo Horizonte e Brasília, os quatro que também ficaram bem avaliados neste ano.
Veja o ranking do top 10:
Aeroporto da Cidade do Cabo (África do Sul)
Aeroporto de Hamad (Catar)
Aeroporto Rei Khaled (Arábia Saudita)
Aeroporto de Brasília-Presidente Juscelino Kubitschek (Brasil)
Aeroporto de Mascate (Omã)
Aeroporto de Tocumen (Panamá)
Aeroporto King Shaka de Durban (África do Sul)
Aeroporto de Salt Lake City (Estados Unidos)
Aeroporto de Bergen (Noruega)
Aeroporto Rei Fahd ou de Dammam (Arábia Saudita)