Ainda estou aqui segue batendo recordes de bilheteria no Brasil. Nesta semana, a produção de Walter Salles ultrapassou Wicked e se tornou o filme mais visto no país após levar 1,8 milhão de espectadores aos cinemas.
Entre 21 e 24 de novembro, o filme estrelado por Fernanda Torres ultrapassou 1,7 milhão de espectadores, se tornando a produção com o maior público nos cinemas brasileiros na semana. O recorde anterior era de Central do Brasil, que levou 1,6 milhão de pessoas aos cinemas.
O filme de Walter Salles é baseado no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva sobre o próprio pai, o deputado federal Rubens Paiva, que foi preso e morto durante a ditadura militar. Após a morte do marido, Eunice Paiva precisa mudar de rotina e vira ativista de direitos humanos.
"Há um ano, se encerravam as filmagens de Ainda estou aqui e fui sozinha agradecer a essa grande brasileira, pela honra de tê-la encarnado no cinema. Obrigada, Eunice", escreveu Fernanda na legenda foto.
Eunice foi símbolo da luta contra a ditadura militar e inspirou o longa, que lidera as bilheterias do Brasil. Na imagem do túmulo, é possível ver a data de nascimento dela: 07/11/1929. Na publicação, os seguidores de Fernanda apontaram uma coincidência: Ainda estou aqui estreou nos cinemas no último dia 7 de novembro, exatamente 95 anos após o nascimento de Eunice.
Elogiado em todo mundo, o filme dirigido por Walter Salles é a aposta brasileira para o Oscar, na categoria de Melhor Filme Internacional.
Até o momento, a produção já conquistou vários prêmios, incluindo o de Melhor Roteiro no Festival de Veneza deste ano, um dos festivais de cinema mais importantes do mundo.
Festival de Veneza 2024: no Festival de Veneza deste ano, um dos festivais de cinema mais importantes do mundo, Ainda estou aqui foi premiado na categoria de Melhor Roteiro;
Critics Choice Association: no Critics Choice Awards, Fernanda Torres, protagonista do filme, foi reconhecida no Celebration of Latino Cinema & Television como Melhor Atriz Estrangeira;
Vancouver International Film Festival: o filme ganhou o coração do público e recebeu o prêmio Gala & Special Presentations Audience Award;
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: o filme foi eleito pelo público como o melhor filme nacional de ficção;
Miami Film Festival: Ainda estou aqui também recebeu um prêmio no Miami Film Festival, o Audience Award