Um levantamento internacional apontou a Argentina como o país mais seguro da América do Sul em 2025. O dado faz parte do Índice Global da Paz, relatório elaborado anualmente pelo Instituto para Economia e Paz (IEP), que analisa 163 países com base em critérios relacionados à segurança, estabilidade e ausência de conflitos.
De acordo com o relatório mais recente, a Argentina alcançou 1.768 pontos e ficou na 46ª posição no ranking global. Entre os países sul-americanos, foi o que apresentou melhor desempenho geral, superando seus vizinhos em critérios como segurança pública, percepção social, nível de conflitos e grau de militarização.
O Índice Global da Paz leva em consideração 23 indicadores divididos em três grandes áreas:
Segurança e proteção interna
Conflitos internos e externos
Militarização
Esses critérios envolvem dados como taxa de homicídios, estabilidade política, presença de conflitos armados, número de refugiados, investimentos em segurança e sensação de segurança da população.
Em comparação com o ano anterior, a Argentina apresentou um avanço de 3,8 pontos em seu nível geral de paz, o que colaborou para sua posição de liderança no continente. O desempenho positivo foi resultado da combinação entre menor exposição a conflitos, níveis moderados de criminalidade e percepção social mais equilibrada.
Você pode gostar
Ana Maria Braga se “casa” aos 75 anos de idade; veja fotosCurta Mais
Jade Barbosa divulga sexo e nome do bebê em chá revelação diferenteCurta Mais
Buenos Aires, Argentina
Confira como os países sul-americanos foram posicionados no ranking global de 2025, do mais seguro ao menos seguro:
Argentina – 46º lugar
Uruguai – 48º lugar
Chile – 62º lugar
Paraguai – 75º lugar
Peru – 96º lugar
Bolívia – 104º lugar
Guiana – 108º lugar
Suriname – 111º lugar
Equador – 129º lugar
Brasil – 130º lugar
Venezuela – 139º lugar
Colômbia – 140º lugar
Na parte inferior do ranking estão países que enfrentam maiores desafios em áreas como violência urbana, instabilidade política, conflitos armados e baixa percepção de segurança. Brasil, Venezuela e Colômbia ficaram entre os últimos colocados da América do Sul.
A posição de destaque no Índice Global da Paz pode influenciar a decisão de quem pensa em viajar ou morar na Argentina. Segundo os dados do IEP, o país conseguiu manter um ambiente relativamente estável, o que pode ser relevante para turistas e residentes.
Para visitantes, o relatório sinaliza uma sensação de maior segurança em áreas urbanas e destinos turísticos. Já para quem considera mudar-se para o país, os dados sugerem uma condição mais favorável em comparação com outras nações da região, especialmente no que diz respeito à estabilidade social.
Apesar da boa colocação no ranking, o IEP ressalta que nenhum país está livre de riscos e que os dados se referem a médias nacionais, podendo variar conforme a localidade. Ainda assim, os números reforçam que, em 2025, a Argentina se destacou como a nação sul-americana com melhores índices de paz e segurança.