Um avião da Azul que fazia a ponte-aérea de São Paulo para o Rio de Janeiro teve um problema técnico e precisou fazer um “pouso rápido” no aeroporto Santos Dumont. A aeronave sofreu uma despressurização.
As máscaras de despressurização caíram do teto, como os comissários sempre explicam antes da decolagem, e os passageiros foram obrigados a colocá-las. Apesar do susto, o avião pousou normalmente, e ninguém ficou ferido.
Unesco reconhece Vale do Peruaçu (MG) como Patrimônio Mundial Natural
A tripulação não sou informar aos passageiros o motivo da despressurização.
Segundo passageiros, por volta de 6h45, o avião, que havia saído de São Paulo às 6h15, passou por uma leve turbulência. Logo depois, o piloto anunciou no alto-falante que seria feito um “pouso rápido”. Na sequência, as máscaras caíram.
O avião ficou completamente em silêncio enquanto os comissários alertavam para que os passageiros colocassem as máscaras.
Cinco minutos depois, ainda segundo passageiros, foi informado que era normal haver um leve cheiro de queimado por causa do acionamento das máscaras. Em seguida, a cabine de comando informou que havia ocorrido a despressurização, mas que a situação estava sob controle.
O avião ficou completamente em silêncio, enquanto os comissários falavam em português e inglês, em tom sério, para que os passageiros colocassem as máscaras.
'Ah, a gente estava no avião e deu uma mini turbulência. E aí caiu máscara, pediram para colocar a máscara várias vezes, vários apitos. E ficamos lá com a máscara. Mas não avisaram nada, não falaram nada', comentou a publicitária Ana Cecília.
O estudante Gabriel Torres, de 21 anos, estava ao lado de Ana Cecília. Ele conta que acalmou a publicitária e criticou a demora da companhia aérea em relatar o que estava acontecendo.
Cerca de cinco minutos depois, informaram que o leve cheiro de queimado era normal devido ao acionamento das máscaras. De novo, o avião ficou completamente em silêncio, sem nenhum passageiro se manifestando.
Só alguns minutos depois a cabine de comando informou que havia ocorrido uma despressurização, mas que a situação estava sob controle.
O avião da Azul pousou às 6h59 no Rio de Janeiro.
Em nota, a Azul informou que:
'A aeronave que fazia o voo AD6050 (Congonhas-Santos Dumont) indicou um problema técnico durante a aproximação no Rio de Janeiro. Desta forma, de maneira preventiva, as máscaras de oxigênio foram acionadas e a Tripulação solicitou prioridade para pouso. A aterrissagem e o desembarque dos Clientes aconteceram normalmente e em total segurança, com a aeronave seguindo para posição de parada por meios próprios. O equipamento foi encaminhado para inspeção.
A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a Companhia'.