PUBLICIDADE

Brasil recebe cúpula dos Brics esvaziado e assuntos enfraquecidos; veja a agenda

Istoé | 05/07/2025 14:59
Divulgação
Divulgação

Sem dois dos principais líderes do bloco, o Brasil recebe entre sábado, 5, e segunda-feira, 7, a cúpula dos Brics, o bloco de países em desenvolvimento. O evento será realizado no Rio de Janeiro, que está sob forte esquema de segurança.

A conferência não contará com a participação do presidente da China, Xi Jinping, que cancelou a viagem na semana passada. Nos bastidores, o comandante chinês ficou incomodado com as sinalizações políticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com as tensões geopolíticas na Ásia. Em seu lugar, a China enviou o primeiro-ministro Li Qiang.

Outro que não deverá comparecer presencialmente é o presidente da Rússia, Vladimir Putin. O russo foi condenado à prisão pelo Tribunal Penal Internacional e não deixa o país desde o início da guerra contra a Ucrânia. Entretanto, o governo brasileiro acredita que Putin possa se pronunciar de forma virtual.

Ainda estão fora da cúpula dos Brics os presidentes do Irã e do Egito, que aderiram ao bloco em 2024. O aiatolá Ali Khamene, líder supremo do Irã, e Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, presidente do Egito, também enviarão seus primeiros-ministros.

Sob o comando do governo brasileiro, os Brics devem avançar nas tratativas de acordos comerciais, na tentativa de aproximar as relações comerciais entre os países. Mas, o esvaziamento do evento deve deixar em segundo plano os debates sobre guerras no Oriente Médio e as trocas nas secretarias na Organização das Nações Unidas (ONU). A tendência é que o secretário-geral da entidade, António Guterres, participe do evento.

Na mesa de debates ainda está os financiamentos de projetos e desenvolvimento dos países por meio do Banco dos Brics, comandado por Dilma Rousseff. Os novos países do bloco (Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Etiópia) despontam como os principais interessados no assunto.

Para receber as autoridades, o governo brasileiro decretou a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e aumentou o esquema de segurança no Rio de Janeiro. Entre domingo, 6, e segunda-feira, 7, pousos e decolagens estão proibidos na capital fluminense.

Veja a agenda da cúpula dos Brics

Sábado, 5/7

Encontro dos Governadores do New Development Bank (NDB)

Encontro de conselheiros do Banco dos Brics para debater financiamentos aos países parceiros. O evento será realizado no Hotel Fairmont Copacabana, a partir das 10h, e deve contar com ministros dos governos, além de conselheiros do NDB.

Brics Business Fórum

Fórum empresarial para debater as relações comerciais entre os países, inovações, tecnologia, segurança alimentar e transição energética. O evento contará com líderes empresariais e economistas de todos os países do bloco. O presidente Lula confirmou a participação. O evento acontece no Pier Mauá, entre 9h e 19h.

Domingo, 6/7, e Segunda-feira, 7/7

Cúpula do Brics

Encontro entre os chefes de Estado da cúpula. No encontro, devem debater temas globais e negociar a intensificação das relações comerciais entre os países. A reunião acontece no Museu de Arte Moderna (MAM) e deve se estender entre a manhã e à tarde. Na segunda-feira, uma nova rodada de negociações está prevista durante à manhã, com um pronunciamento das autoridades e o encerramento da cúpula no começo da tarde.

mais notícias
PUBLICIDADE