PUBLICIDADE

Criança autista é achada amarrada em escola no PR e professora é presa

Notícias ao Minuto | 10/07/2025 18:07
© Reprodução - Instagram - Leandro da Academia
© Reprodução - Instagram - Leandro da Academia

Menino de 4 anos foi encontrado com braços e tronco presos em cadeira dentro do banheiro. Educadora foi detida em flagrante por maus-tratos. Caso ocorreu em escola particular de Araucária e é investigado pela Polícia Civil

Uma criança autista de 4 anos foi encontrada amarrada a uma cadeira no banheiro de uma escola particular em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta segunda-feira (7). A professora responsável foi presa em flagrante por maus-tratos. 

O caso veio à tona após uma denúncia recebida pelo vereador Leandro da Academia (Solidariedade), que se dirigiu à unidade de ensino acompanhado pela Guarda Municipal e pelo Conselho Tutelar. Ao entrarem no local, encontraram o menino com os punhos presos com fita adesiva e o tronco amarrado com um elástico.

A prefeitura confirmou a veracidade da denúncia e informou que a criança tem diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), grau 3. A mãe acompanhou todo o procedimento.

A Polícia Civil autuou a educadora em flagrante e investiga se outros funcionários da escola foram omissos. Eles serão ouvidos e podem responder criminalmente. “As diligências seguem para esclarecer o caso e concluir o inquérito”, informou a corporação.

A responsável pela escola, que está afastada por questões de saúde, publicou nota em rede social classificando o episódio como “inaceitável” e garantiu estar colaborando com as autoridades. “Nunca enfrentamos algo semelhante. Estou triste e chocada com o ocorrido”, escreveu.

Veja também:

Adolescente entra em escola no RS e ataca crianças com faca

(Folhapress) - Uma criança morreu e outras duas ficaram feridas na manhã desta terça-feira (8) depois de um ataque a uma escola municipal em Estação, cidade da região norte do Rio Grande do Sul.

 Em nota, a Brigada Militar afirmou que o ataque foi feito por um adolescente de 16 anos com uma faca. Ele foi contido e apreendido, segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública).

O ataque foi na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, no centro da cidade. O local tem mais de 150 alunos.

Segundo o prefeito da cidade, Geverson Zimmerman, em entrevista à Rádio Gaúcha, o adolescente está preso e era conhecido da comunidade.

"Ele entrou na escola com uma faca, fez uso de bombinhas no chão para assustá-las", disse ele.

Segundo a SSP, o autor do ataque é paciente psiquiátrico.

A prefeitura suspendeu as aulas em toda a rede municipal de ensino por tempo indeterminado.

"Estamos com toda a nossa equipe mobilizada, prestando apoio e assistência contínua a todas as famílias e à comunidade escolar neste período", afirmou a prefeitura.

Os ataques violentos em escolas brasileiras estão concentrados nos últimos anos, segundo o levantamento "Ataques de violência extrema em escolas do Brasil", conduzido pelas pesquisadoras Telma Vinhas e e Cléo Garcia, ambas do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e da Unicamp (Universidade de Campinas).

O mapeamento aponta que dos 42 casos registrados desde 2001, 64,28% ocorreram depois de março de 2022.

O estudo mostra que no ano de 2022 o país registrou dez ataques nas unidades de ensino. Em 2023 foram 12 episódios. O número apresentou uma queda no ano passado, com cinco casos.

Professora diz ter empurrado porta para proteger crianças durante ataque em escola no RS

Professora diz ter empurrado porta para proteger crianças durante ataque em escola no RS

Um jovem entrou em uma escola de Estação, no RS, e atacou crianças com uma faca; a Brigada Militar afirmou que o ataque foi feito por um adolescente de 16 anos com uma faca e uma pessoa morreu

mais notícias
PUBLICIDADE