A Prefeitura de Maceió iniciou, na última segunda-feira (4), o plano de ação para o controle de escorpiões nos bairros com maior número de ocorrências. Os primeiros bairros atendidos são o Vergel do Lago e o Prado, que receberão estas atividades até o dia 8 de agosto. A atividade é fruta da parceria entre educadores da Autarquia de Limpeza Urbana (Alurb) e agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A iniciativa tem como finalidade reduzir o risco de acidentes envolvendo esses animais peçonhentos, a partir de estratégias recomendadas pelo Ministério da Saúde.
"O plano de ação hoje é de controle de escorpião. O nosso objetivo disso é a redução de criadouros e abrigos para não aumentar os riscos na comunidade. Assim como a melhoria de diagnóstico no território para futuras ações. Todos os 14 agentes podem entrar em residências e comércios. É muito importante que todos tenham cuidados e orientações", alertou a coordenadora de epidemias, Maria do Socorro.
Fátima Nogueira, de 65 anos, reside em um dos bairros atendidos e afirma a necessidade de ações como estas.
"É uma ótima ação, nos ajuda a conhecer mais. É importante para quem tem idosos, crianças e animais principalmente. Escorpiões são muito perigosos, e eu tenho cachorro e gato. Eu já sabia de algumas práticas para diminuir a quantidade de bichos, pois havia sido informada pelos agentes", contou.
Os educadores ambientais da Alurb deram suporte aos agentes explicando, de porta em porta, como o lixo deve ser descartado de forma correta, além de relatar como acúmulo de materiais pode influenciar na proliferação de animais peçonhentos.
Kedyna Tavares, diretora-executiva a Alurb, fala de como a educação ambiental pode ajudar nestas situações.
"Muitas pessoas não sabem como é prejudicial acumular itens em casa ou descartar de forma irregular em qualquer ponto da cidade. Esse ato pode trazer consequências negativas para seus vizinhos ou moradores de outras comunidades. Orientando, esperamos que as pessoas alterem seu modo de pensar e passem a contribuir positivamente com a cidade, afastando o perigo dos escorpiões dentro e fora de suas residências", concluiu.