Ao menos 161 pessoas continuam desaparecidas após as fortes enchentes que atingiram o Texas, de acordo com o governador Greg Abbott nesta terça-feira (8).
"É muito provável que mais pessoas sejam adicionadas a essa lista", comentou Abbott.
O número de mortos passou de 100, incluindo ao menos 30 crianças, segundo as autoridades.
Leia Mais:
Enchentes no Texas levantam dúvidas sobre atuação das autoridades nos EUA
Por que as enchentes no Texas foram tão fortes e mortais? Entenda
Buscas e resgates continuam no Texas após quatro dias de enchentes
Durante a coletiva, o governador disse que conversou com o presidente Donald Trump, pontuando que o republicano "se importa muito" com aqueles que perderam suas vidas.
"Ele não conseguia parar de falar sobre o quão triste estava por todas as meninas que perderam suas vidas", destacou Abbott sobre sua conversa com Trump.
"Ele relatou sua própria compreensão do que aconteceu com o que foi, na verdade, uma onda de tsunami e uma parede de água que levou muitas delas", adicionou.
O governador ressaltou que o presidente quer "dar um passo à frente" e garantir que todas as necessidades do estado sejam atendidas "muito rapidamente".
Greg Abbott também leu uma mensagem de texto de Robert F. Kennedy Jr., secretário do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, declarando estado de emergência em saúde pública devido às enchentes.
Isso "permite que profissionais de saúde de todo o país intervenham rapidamente e apoiem os sobreviventes e suas famílias sem demora", escreveu Kennedy em uma publicação no X.
As declarações de estado de emergência em saúde pública também ampliam o acesso a financiamento e recursos, como suprimentos e equipamentos.
Kennedy afirmou que tem mantido "conversas regulares" com Abbott.
"Estamos comprometidos em disponibilizar todos os recursos disponíveis para ajudar vocês a se recuperarem e se curarem", escreveu.