Garrafas d'água reutilizáveis são uma ótima maneira de se hidratar e manter a energia. Muitas podem ajudar a minimizar a sua exposição aos nanoplásticos, além de estarem na moda e serem uma opção melhor para o meio ambiente do que as garrafas plásticas.
Mas elas também podem se tornar um verdadeiro salão de horrores do mofo quando você se esquece de lavá-las.
Se você foi um pouco negligente ao limpar sua garrafa, deveria se preocupar? Aqui está o que os cientistas sabem sobre os riscos para a saúde dos diferentes tipos de bolor, como evitar a sua acumulação na sua garrafa e quando desistir e comprar uma nova.
O que acontece se você não limpar sua garrafa corretamente?
— O mofo prospera em ambientes úmidos — diz Wanda Phipatanakul, imunologista que estuda alergenos ambientais no Hospital Infantil de Boston.
Se a água ficar na sua garrafa por dias, ela pode criar um terreno fértil para os esporos de mofo do ar e da sua casa se estabelecerem e se multiplicarem, alerta a médica. Existem alguns comuns que podem colonizar sua garrafa: Cladosporium, que é conhecido por sua aparência verde escura ou marrom; Penicillium, que pode se manifestar em tons azuis ou verdes; Aspergillus, que pode aparecer como manchas brancas, amarelas ou verdes; e Stachybotrys, que aparecem como manchas pretas.
Mas estes fungos não são os únicos organismos que crescem em condições escuras e úmidas. Cada vez que você toma um gole de água, você também pode transferir bactérias da boca para a borda ou bico da garrafa. Às vezes, esses micróbios podem se agregar aos fungos para formar biofilmes viscosos.
Se você colocar algo diferente de água – como uma bebida esportiva – em sua garrafa ou deixar resíduos de alimentos de algo que você comeu, os açúcares deixados para trás podem acelerar o crescimento desses microorganismos.
Beber de uma garrafa mofada pode prejudicar a saúde?
Beber um pouco de água de uma garrafa mofada pode ser nojento, mas provavelmente não causará muitos danos – contanto que você não continue bebendo e limpe sua garrafa imediatamente, disse a médica. A maioria das espécies de fungos é bastante inofensiva e nosso sistema imunológico é hábil em se livrar desses patógenos quando os encontramos, disse ela.
Algumas pessoas, no entanto, podem ser mais sensíveis à exposição ao mofo, como aquelas com sistema imunológico comprometido, asma ou alergias ao mofo. Esses indivíduos podem ter maior probabilidade de ter dores de cabeça, fadiga ou outros sintomas clássicos de alergia, como congestão nasal.
E qualquer pessoa que ingira ou inale muito mofo durante várias semanas pode sentir náuseas e dores de estômago. Mas não há nenhuma evidência de que a exposição de curto prazo ao mofo possa causar sérios problemas de saúde, como bronquite, confusão mental, fadiga crônica ou até mesmo uma visita ao pronto-socorro, como sugerem muitos vídeos do TikTok.
— Não vejo muitas pessoas acabando no hospital por causa de mofo em suas garrafas de água — diz Phipatanakul.
Os níveis de mofo em uma garrafa de água provavelmente não serão altos o suficiente para desencadear essas reações, explica a especialista. Se você estiver apresentando sintomas que suspeita terem sido causados por sensibilidade a mofo, também é possível que esteja sendo exposto a esporos de mofo de outras fontes, como seu umidificador, banheiro ou até mesmo as paredes de sua casa.
Como prevenir o acúmulo de mofo
Para manter sua garrafa d'água limpa, lave-a todos os dias ou, no mínimo, uma vez por semana. Se puder ser lavada na máquina de lavar louça, lave-a na configuração de água mais quente. Se você estiver lavando as mãos, certifique-se de usar uma escova para garrafas para limpar gargalos estreitos e o interior dos canudos.
Na maioria das vezes, esfregar um pouco rapidamente com água e sabão deve bastar. Mas se você quiser fazer uma limpeza mais profunda a cada poucas semanas, experimente mergulhar a garrafa por 30 minutos em partes iguais de água e vinagre branco, que é conhecido por matar esporos de mofo.
Misturar vinagre com bicarbonato de sódio também pode criar efervescência para ajudar a desalojar fisicamente algum mofo. Ou você pode obter um efeito semelhante usando pastilhas para dentaduras. Apenas lembre-se de desmontar todas as partes destacáveis da sua garrafa, como canudos ou válvulas onde o mofo pode se esconder. E deixe tudo secar antes de usar novamente.
Se ainda houver sujeira em sua garrafa depois de esfregá-la e encharcá-la, o Phipatanakul afirma:
— Eu simplesmente me livraria dela. Será melhor beber de uma garrafa nova.