O Governo de Alagoas respondeu 99% das manifestações registradas no Sistema de Ouvidoria (e-OUV) no primeiro semestre de 2025. Para a controladora-geral do Estado, Sâmara Suruagy, os números refletem o comprometimento da CGE com a escuta ativa e o fortalecimento do diálogo com a população.
“Por meio do e-OUV, o cidadão pode exercer seu direito de se manifestar, ser ouvido e obter respostas. Esse desempenho mostra que estamos avançando em uma gestão mais próxima da população, que valoriza o diálogo e prioriza a qualidade do serviço público”, destacou.
De acordo com o relatório divulgado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-AL), entre os dias 1º de janeiro e 30 de junho, foram contabilizadas 5.324 manifestações. Destas, 4.740 foram respondidas dentro do prazo legal e outras 505 continuam em tratamento.
A CGE desempenha um papel essencial nesse processo. Cabe ao órgão o monitoramento e a gestão do Sistema de Ouvidoria do Estado, que pode ser acessado no endereço eletrônico e-ouv.al.gov.br. A Controladoria vem consolidando o sistema como um canal efetivo de escuta e mediação entre a sociedade e a administração pública.
Sobre o sistema
Responsável pela gestão e monitoramento do e-OUV, a CGE vem consolidando a plataforma como principal canal de escuta e mediação entre a sociedade e o poder público.
Desde sua criação em 2019, o sistema foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), com o objetivo de oferecer um espaço seguro, transparente e eficiente para o registro de manifestações sobre os serviços estaduais.
Esse compromisso foi fortalecido pelo Decreto Estadual nº 95.980/2024, que regulamentou a Lei Federal nº 13.460/2017 e estabeleceu diretrizes para atuação das ouvidorias, incluindo prazos claros para as respostas aos cidadãos.
Pelo e-OUV, o usuário pode registrar e acompanhar denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios, filtrando por órgão ou entidade responsável. O prazo padrão para resposta é de até 30 dias, prorrogável por mais 30, desde que devidamente justificado.
O canal eletrônico continua sendo o meio preferencial, reunindo mais de 90% das manifestações, mas o cidadão também pode optar por contato via e-mail (ouvidoria@cge.al.gov.br), telefone (82.98878-3892), ofício pelo SEI (para servidores) ou atendimento presencial, mediante agendamento na sede da CGE em Maceió.
O desempenho do e-OUV vai além dos índices e prazos: representa o fortalecimento de uma cultura de escuta, prestação de contas e transparência, consolidando-se como uma ponte direta entre o cidadão e o Estado.
“A cada novo relatório, fica mais evidente o papel do sistema como ferramenta essencial para aprimorar os serviços públicos e garantir os direitos da população alagoana”, reforçou a controladora.