A McLaren não tomou conhecimento da nova diretriz das asas dianteiras e nadou de braçada para vencer com Oscar Piastri no GP da Espanha deste domingo. Segundo colocado, Lando Norris garantiu a dobradinha da equipe, resistindo ainda às tentativas ineficazes de Max Verstappen com quatro pit stops; punido com 10s, o holandês bateu duas vezes em dividas e perdeu a última vaga do pódio para Charles Leclerc. Gabriel Bortoleto chegou em 12º, seu melhor resultado até aqui.
O calouro da Sauber fez uma prova sólida mesmo superado após a largada pelo colega Nico Hulkenberg, quinto colocado. O brasileiro apareceu no top 10 e flertou com a zona de pontuação já no fim da corrida, ultrapassando Esteban Ocon pelo 11º lugar após o safety car advindo do abandono de Andrea Kimi Antonelli. No entanto, viu Fernando Alonso passá-lo por seu primeiro ponto em 2025.
Piastri disparou na ponta ao passo em que Norris não consegue evitar Verstappen de parelhar ao seu lado. Com isso, o holandês ganhou a primeira curva na segunda colocação, à frente do rival da McLaren. Russell escapou da pista e ficou à mercê das Ferraris de Hamilton, quinto, e Leclerc, que passou Antonelli pelo sexto lugar; alguns metros à frente, a dupla passou o inglês da Mercedes.
Logo atrás, Bortoleto chegou a ganhar uma posição, aparecendo em 11º. Porém, foi ultrapassado pelo colega Nico Hulkenberg, que ganhou quatro posições já na largada; na volta seguinte, o alemão passou Fernando Alonso pelo décimo posto.
Piastri abriu quase 1s4 sobre Verstappen nas quatro primeiras voltas. Na volta 13, Norris conseguiu não apenas repelir a aproximação de Hamilton, como também ultrapassar o tetracampeão da RBR para voltar à vice-liderança.
Verstappen foi o primeiro do top 5 a visitar os boxes, no 14º giro, adotando um novo conjunto de pneus macios; quatro voltas depois, já havia retornando à terceira colocação. A McLaren só chamaria seus pilotos oito voltas depois: na 22ª, foi a vez de Norris, repetindo a estratégia do rival da McLaren. Piastri veio em seguida, cedendo a Max a liderança provisória.
Ainda tentando antecipar a McLaren, a RBR chamou Verstappen uma segunda vez na 30ª volta de 66, cedendo o terceiro lugar a Leclerc. O monegasco, porém, começou a sofrer pressão do tetracampeão - que também fechava voltas quase 2s melhores que as de Piastri e Norris nos mesmos pneus médios. Assim, Max retornou ao terceiro lugar na volta 36 e as posições originais se reestabeleceram.
Verstappen fez sua terceira troca no 48º giro, sendo o primeiro a calçar os compostos macios. Depois dele, foi a vez da McLaren repetir a estratégia com Norris, que retornou à pista ainda em segundo lugar mas a menos de um segundo do holandês. Piastri foi chamado na volta 50, aproveitando a vantagem de mais de 23s na liderança.
A prova parecia ter se estabilizado até, a 11 voltas do fim, uma escapada de Antonelli na curva 10 trazer o safety car à pista. Os três primeiros visitaram os boxes, bem como Hamilton; Leclerc ficou na pista. Chamou atenção o questionamento de Verstappen pela opção aos pneus duros, mas Gianpiero Lambiase, seu engenheiro, explicou que eram os únicos disponíveis.
A bandeira verde retomou a disputa na volta 61 e Leclerc tomou a dianteira de olho na última vaga do pódio, aproveitando uma destracionada de traseira que Verstappen sofreu. Os dois chegaram a sofrer um toque e o holandês, que escapou pela parte de fora da pista, queixou-se pelo rádio. O tetracampeão ainda colidiu com Russell, que mirava a quarta colocação do rival, e recebeu 10s pelo incidente.
Em mais um dia apagado para a vice-líder Mercedes, foi a vez da Ferrari se sobressair no pouco espaço deixado pela briga entre as McLarens e a RBR de Verstappen. O time começou a prova com seus dois pilotos no top 5 (Hamilton em quarto e Leclerc em quinto), superando justamente a equipe alemã.
Hamilton chegou a ensaiar uma aproximação pelo top 3 nas voltas iniciais, mas afastou-se da briga, tendo que se defender de uma tentativa de ultrapassagem de Leclerc. O monegasco se queixou pela Ferrari ter tentado segurar ambos e, na volta 11, inverteu posições com o colega.
O heptacampeão foi o primeiro do top 10 a passar dos pneus macios aos médios, na volta 17; Leclerc veio duas voltas depois, já estabelecendo-se à frente do colega A estratégia deles se dividiu na segunda troca deles: Leclerc, no 41º giro, seguiu com pneus médios ao passo em que Hamilton, visitando os boxes seis voltas depois, retornou aos macios. Os dois fariam uma terceira troca sob o safety car do 55º giro para seguirem, ambos, com os compostos de faixa vermelha.