O deputado federal Antônio Carlos Rodrigues (PL) foi expulso do Partido Liberal após elogiar o ministro Alexandre de Moraes e criticar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A decisão foi confirmada nesta quinta-feira (31) pelo presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, em nota divulgada à imprensa.
Tarifaço vai afetar 35,9% das exportações brasileiras aos EUA, diz Alckmin
Governo Lula discute reação ao tarifaço e uso da Lei Magnitsky contra Moraes
Segundo Valdemar, a pressão da bancada foi decisiva para a expulsão. Parlamentares do PL consideraram a crítica a Trump "uma ignorância sem tamanho". Na nota, o dirigente afirmou ainda que Trump lidera a nação mais poderosa do mundo e que o momento exige "diplomacia e diálogo, e não populismo barato que atrapalha o desenvolvimento do país".
O presidente do PL conclui com a seguinte declaração: "Chega de arrumar confusão. Temos que arrumar o Brasil.
A expulsão ocorreu após uma entrevista publicada nesta quinta-feira (31) pelo portal Metrópoles, na qual Rodrigues classificou como "absurda" a sanção dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes e afirmou que o magistrado é "um dos maiores juristas do Brasil" e "extremamente competente".
O deputado também criticou e Donald Trump, dizendo que o presidente norte-americano "deveria cuidar dos Estados Unidos e não se meter com o Brasil". As declarações foram consideradas inaceitáveis pela cúpula do partido, o que levou à sua saída da legenda.