Projeto do casal é destinado para pessoas com necessidades especiais da região de Coqueiro Seco/Alagoas
Os animais desempenham papéis fundamentais no bem-estar psicológico. Apaixonados por cavalos, o casal Débora Silva e Mano Walter criaram um anexo no haras da família, para desenvolverem esta iniciativa social para acesso de pessoas com deficiências físicas ou mentais e com necessidades especiais ao tratamento de Equoterapia. A prática é utilizada no processo de reabilitação física e emocional e transtornos de aprendizagem para a realização das atividades diárias relacionadas a autocuidado, mobilidade, comunicação e cognição social.
O projeto, que tem apoio da prefeitura da cidade de Coqueiro Seco no estado de Alagoas, atende cerca de 24 crianças por mês, os pacientes praticam atividades como montar, escovar, cuidar e interagir com os cavalos de forma gratuita. "A Equoterapia tem o poder de transformar vidas, somos apaixonados pela fazenda, por cavalos, por esse ambiente de natureza. Quando descobrimos os benefícios, ficamos encantados com a ideia de poder contribuir no tratamento de pessoas que precisam ter acesso", conta Mano Walter. "Todos merecem a oportunidade de alcançar seu pleno potencial. Essa é uma terapia que melhora as habilidades motoras, coordenação, equilíbrio, a confiança… é emocionante ver o desenvolvimento das pessoas", completa.
Este tipo de terapia, também chamada de hipoterapia ou terapia assistida por cavalos, tem como base os padrões repetitivos dos movimentos do cavalo, que estimulam as respostas do paciente, melhorando a mobilização, o equilíbrio, o fortalecimento muscular e a interação social. “Estamos felizes em desenvolver esse projeto, um tratamento gratuito e que traz
muitos benefícios para as crianças que muito precisam, ainda está na fase inicial, mas com objetivo de crescimento. Nós e nossa equipe nos dedicamos para oferecer o melhor e com isso, acreditamos profundamente nos benefícios dessa terapia", revela Débora Silva.
O casal, que tem dois filhos (José de 3 anos e Maria Clara de 1 ano), quer trazer esperança e cuidado para muitas famílias, com a oportunidade exclusiva de acesso a um tratamento terapêutico comprovado e transformador.