O artista estava em casa quando começou a passar mal e infelizmente veio a óbito.
O cantor, compositor e sanfoneiro Sebastião José Ferreira, conhecido como Xameguinho, faleceu na madrugada desta segunda-feira (30), aos 62 anos, após sofrer um ataque cardíaco fulminante. O artista passou mal por volta das 5h da manhã em sua casa, localizada no Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió.
De acordo com familiares, Xameguinho acordou sentindo falta de ar. Sua esposa tentou providenciar socorro e levá-lo até uma UPA, mas ele não resistiu e faleceu no banheiro de casa.
A morte aconteceu justamente no período das festas juninas, época em que o forró pé-de-serra ganha destaque em todo o Nordeste. Com mais de 50 anos de carreira, Xameguinho era um dos nomes mais respeitados do gênero em Alagoas e região.
A Associação dos Forrozeiros de Alagoas informou que os detalhes sobre velório e sepultamento serão divulgados em breve. Em nota, declarou: “Com nossos corações enlutados, comunicamos o falecimento do Mestre Xameguinho do Acordeon. Uma grande perda para a família forrozeira.”
Natural de Atalaia (AL), o artista nasceu em 7 de setembro de 1962 e cresceu na roça, rodeado de simplicidade e natureza. Em entrevista à TV Assembleia, recordou: “Sou de Atalaia, nasci na roça, dentro do mato mesmo. Lá não chegava carro… só dava pra ir pra cidade a pé ou de cavalo”.
Ainda criança, ganhou do pai, Valdo Maximino, uma sanfona de oito baixos, que despertou sua paixão pela música. Aos 14 anos, com um novo instrumento, começou a tocar clássicos de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Jackson do Pandeiro em festas do interior.
Em 1978, adotou o nome artístico que o acompanharia por toda a vida, inspirado em uma sugestão infantil: Trio Xameguinho. No ano seguinte, já em Maceió, passou a se apresentar em boates e clubes com o trio Os Pajés Nordestinos.
A partir daí, sua carreira deslanchou com gravações de LPs, CDs e DVDs, além de parcerias com grandes nomes da música nordestina. Xameguinho também levou seu forró autêntico à Europa, com shows em países como Alemanha, França, Bélgica, Itália e Suíça.