Nesta sexta-feira, 4, Palmeiras e Chelsea se enfrentam em duelo válido pelas quartas de final do Mundial de Clubes. Em jogo único valendo classificação, as equipes jogarão no estádio Lincoln Financial Field, na Filadélfia, às 22h, horário de Brasília.
O confronto decisivo, que garantirá um dos times na semifinais do torneio, é uma reedição da final do Mundial de Clubes de 2021. Naquele ano, campeões da Champions e Libertadores se enfrentaram na decisão em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Únidos. Com gols de Lukaku e Havertz, o Chelsea venceu o confronto na prorrogação por 2 a 1. Raphael Veiga foi o autor do gol do time brasileiro.
+ Veja o ranking dos salários das oito equipes que seguem no Mundial de Clubes
+ Como foi o duelo e como eram os times de Palmeiras e Chelsea no Mundial de 2021
No confronto de hoje à noite, a situação é distinta. O Chelsea se qualificou para o torneio por conta do título da Champions League em 2021, mas desde então passou por diversas mudanças, inclusive com a venda do clube, e segue em processo de restruturação. Nesta temporada a equipe terminou a Premier League na 4ª posição e voltará a Champions depois de ficar fora duas temporadas seguidas. Ainda, conquistou o título da Conference League.
Já o Palmeiras segue sendo um dos clubes mais sólidos e constantes da América do Sul, chegando na Copa com uma base importante que se mantem desde o último encontro entre as equipes, incluindo a manutenção do técnico Abel Ferreira. Nesta temporada, o Verdão é o atual 4º colocado do Brasileirão e se classificou para as oitavas de final da Libertadores com a melhor campanha entre todos os classificados.
Ambas as equipes já entrarão em campo sabendo quem será o adversário da semifinal. Quem avançar enfrenta o ganhador do confronto entre Fluminense x Al-Hilal, que jogam um pouco mais cedo, às 16h.
Para chegar até as quartas de final, Chelsea e Palmeiras passaram por momentos difíceis. Na fase de grupos, o Chelsea terminou a sua participação no grupo D na 2ª colocação, ficando atrás do Flamengo. Foram duas vitórias, contra Espérance (TUN) e Los Angeles FC (EUA), e uma derrota diante dos Rubro Negros. Nas oitavas os Blues eliminaram o Benfica (POR) apenas na prorrogação.
Do outro lado, o Palmeiras terminou o grupo A na primeira posição. A equipe comandada por Abel Ferreira venceu o Al-Ahly (EGI) e empatou os confrontos diante de Porto (POR) e Inter Miami (EUA). Nas oitavas, o Alviverde eliminou o Botafogo na prorrogação com gol salvador do atacante Paulinho.
Para o duelo decisivo o técnico Abel Ferreira terá de “quebrar a cabeça” para escalar seu time. O Palmeiras tem uma série de desfalques, especialmente no sistema defensivo, já que Gustavo Gómez e Piquerez estão suspensos e o zagueiro Murilo está lesionado.
Por sua vez, o Chelsea tem quase todo mundo a sua disposição. Até o momento, apenas o meio-campista Caicedo é desfalque confirmado para o confronto por suspensão. Pedro Neto é outra dúvida para o confronto. Abalado pela morte de Diogo Jota, o atleta, que atuou com Jota no Wolverhampton e também na seleção de Portugal, foi dispensado do treino desta quinta. Em entrevista coletiva, Enzo Maresca afirmou que a decisão de ir a campo será do atleta.
Veja as escalações e onde assistir:
Provável Palmeiras: Weverton; Giay, Bruno Fuchs, Micael e Vanderlan; Martínez, Richard Ríos e Maurício; Allan, Estevão e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira
Provável Chelsea: Sánchez; Reece James, Adarabioyo, Colwill e Cucurella; Lavia, Dewsbury-Hall (Gusto) e Enzo Fernández; Pedro Neto (Madueke), Delap e Cole Palmer. Técnico: Enzo Maresca
Onde assistir: Globo, SporTV, CazéTV e DAZN