PUBLICIDADE

Panetone

Thaís Freitas | 16/12/2024 21:12
PANETONE.jpeg
PANETONE.jpeg

Uma iguaria imprescindível na mesa de Natal em vários países e na dos brasileiros é sem dúvida nenhuma o panetone. Atualmente se apresenta em vários sabores como frutas cristalizadas, uvas passas, laranja, limão, damasco, chocolate, pistache, cereja, amêndoas, e até no sabor salgado.

A versão mais difundida sobre a sua origem remonta à Idade Média quando um padeiro conhecido como Toni, que trabalhava na corte para o Duque de Milão, Ludovico Sforza, enquanto preparava os tradicionais pães servidos durante a época de Natal, resolveu inovar com um pão adocicado com frutas cristalizadas e uvas passas em 1495. A receita foi um sucesso e passados tantos séculos ainda é incorporado como um símbolo de Natal.

No entanto existem ainda várias outras versões sobre a origem do panetone como, por exemplo que é da época do Império Romano. Porém segundo o historiador Massimo Montori são apenas lendas em torno de produtos gastronômicos, sendo impossível de precisar a data da invenção e o nome do inventor.

Em 2005 a Itália regulamentou a verdadeira receita que estabelece os ingredientes e suas quantidades mínimas para que seja o genuíno produto com controle de qualidade compatível.

O Brasil é um dos países com maior consumo no mundo graças aos imigrantes italianos radicados e seus descendentes mas caiu do gosto de todos e surpreendentemente a maior fábrica de panetone do mundo é brasileira.

E você também não dispensa o panetone?

mais notícias
PUBLICIDADE