A Starlink anunciou que começará a oferecer internet gratuita por meio de satélite a partir do dia 31 de julho. Segundo a empresa de Elon Musk, a conexão será automática e não exigirá antenas, aplicativos extras ou chips especiais — basta estar em uma área sem sinal de rede convencional e ter um dos aparelhos habilitados para acessar a rede de satélites da Starlink.
Inicialmente, o serviço permitirá o envio e recebimento de mensagens de texto, localização em tempo real e chamadas de emergência. A expectativa, no entanto, é que, com o tempo, a tecnologia ofereça acesso completo à internet. A novidade chegará por meio de uma parceria entre a Starlink e operadoras como a T-Mobile, nos Estados Unidos, mas será expandida para países como o Brasil, onde a empresa já atua.
A internet por satélite da Starlink no celular funcionará da seguinte forma: quando o usuário sair de uma área com sinal tradicional e entrar em uma zona sem cobertura, o celular habilitado se conectará diretamente aos satélites da Starlink. Ao se conectar, o usuário receberá uma notificação informando que o aparelho está utilizando a rede de satélites.
Na tela, aparecerá um ícone de satélite e o nome “T-Mobile/Starlink”. Isso indicará que a rede está ativada e, em breve, estarão disponíveis as funções para envio de mensagens simples, chamadas, compartilhamento de localização e alertas de emergência. Segundo o grupo, outros recursos, como navegação na internet e uso de aplicativos, devem ser liberados até o fim de 2025.
Samsung
Galaxy A14, A15, A16, A35, A53, A54
Galaxy S21 FE, S21, S21 Plus, S21 Ultra
Galaxy S22, S22 Plus, S22 Ultra
Galaxy S23, S23 Plus, S23 Ultra, S23 Fan Edition
Galaxy S24, S24 Plus, S24 Ultra, S24 Fan Edition
Galaxy S25, S25 Plus, S25 Ultra
Galaxy Z Flip3, Flip4, Flip5, Flip6
Galaxy Z Fold3, Fold4, Fold5, Fold6
Apple
iPhone 14, 14 Plus, 14 Pro, 14 Pro Max
iPhone 15, 15 Plus, 15 Pro, 15 Pro Max
iPhone 16, 16 Plus, 16 Pro, 16 Pro Max
Motorola
Razr 2024
Moto G Stylus 5G 2024
Pixel 9 Pro Fold
Três modelos adicionais da família Pixel
T-Mobile
REVVL 7 5G
REVVL 7 Pro 5G
O projeto Starlink Direct to Cell foi desenvolvido para eliminar as chamadas “zonas mortas”, permitindo que qualquer pessoa, em qualquer lugar, consiga se comunicar, mesmo sem torres por perto.
Durante os testes realizados, o serviço funcionou em áreas isoladas como desertos, florestas e até no mar. O objetivo da SpaceX é expandir a cobertura para todo o planeta e o Brasil está no radar. A tecnologia da Starlink promete revolucionar o conceito de cobertura móvel.
Ao usar satélites de baixa órbita, em vez de torres terrestres, a empresa abre caminho para uma conectividade verdadeiramente global. Regiões remotas, áreas rurais e locais sem infraestrutura de rede poderão finalmente se conectar.