Algumas cidades devem ter temperatura até 5ºC acima da média
O Brasil deve passar pela maior onda de calor do ano a partir da próxima segunda-feira, 2. Segundo o Climatempo, uma massa de ar quente e seco vai se estabelecer no País na primeira semana de setembro e levará ao aumento das temperaturas.
Embora comum nesta época do ano, desta vez o fenômeno pode chegar até meados da segunda quinzena do mês em algumas regiões. Em termos de duração e temperatura, o calor também deve ser mais intenso do que nas duas ondas deste ano, registradas em março/abril e maio.
Em algumas regiões do Sul, Sudeste, Centro Oeste e Norte, as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média. De acordo com mapa divulgado pelo Climatempo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná devem ser os Estados proporcionalmente mais afetados.
Com o tempo seco, a concentração de poluentes deve aumentar, prejudicando a qualidade do ar na reta final do inverno. A primavera começa oficialmente no domingo, 22 de setembro.
O período também pode deixar a umidade abaixo dos 12% em cidades do Mato Grosso, São Paulo, Triângulo Mineiro, partes do Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. O cenário considerado de emergência pode agravar a situação de queimadas no centro do País.
Para amenizar o calor em alguns Estados, a primeira frente fria de setembro deve avançar apenas a partir do dia 19, movimentando a atmosfera e deixando o ar mais frio.
Fonte: Redação Terra