Por oferecer risco aos visitantes que passam pelo mirante de Japaratinga, no Litoral Norte de Alagoas, o Ministério Público Federal recomendou nesta segunda-feira (9) que o local seja isolado até que obras estruturais sejam feitas.
Segundo o MPF, o mirante está situado em uma encosta com processo de erosão avançado, o que pode causar deslizamento. Ainda de acordo com o órgão, o local foi construído em terreno da União sem autorização e não possui proteção adequada, como guarda-corpos.
A Prefeitura de Japaratinga tem o prazo de 15 dias para isolar completamente a área, impedindo o acesso de pessoas e de veículos. O g1 entrou em contato com o Município e aguarda retorno.
Também foi recomendado que os responsáveis comerciais interrompam o uso do espaço até que sejam feitas obras de contenção e segurança.
A situação é investigada pelo MPF desde 2022. Relatórios da Defesa Civil apontam que, além da instabilidade do solo e da erosão natural da barreira onde o mirante está instalado, há registros de crateras, rachaduras no piso e falhas na contenção da encosta.