PUBLICIDADE

Inmet emite alerta de perigo para baixa umidade; veja Estados afetados

Correio Braziliense | 10/09/2025 13:12
Ed Alves CB/DA Press
Ed Alves CB/DA Press

Em vários estados brasileiros a previsão é que a umidade relativa do ar pode fique abaixo de 12%

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de baixa umidade para vários Estados do País, incluindo São Paulo. Os avisos, dados nesta terça-feira, 9, variam entre "perigo potencial" (sinalizado na cor amarela e de menor grau de severidade) e de "muito perigo" (cor vermelha e nível máximo de gravidade).

As regiões que poderão ser afetadas são

  • Estados de Goiás

  • Tocantins;

  • Distrito Federal;

  • Sul, centro e oeste do Maranhão;

  • Nordeste do Mato Grosso;

  • Parte do sudoeste do Piauí;

  • Extremo oeste da Bahia.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Para essas localidades, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12%. "Grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc)", diz o Inmet.

Um alerta menos severo, de "Perigo" também foi publicado pelo instituto. O aviso inclui as mesmas regiões já citadas - que deverão ter a severidade diminuída após a passagem das horas mais críticas da baixa umidade -, além de cidades do norte de São Paulo, áreas da parte oeste de Minas Gerais, nordeste sul-matogrossense, além de regiões do interior dos Estados da Bahia, Maranhão Tocantins e Piauí também.

"Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz", informa o Inmet.

Conforme o instituto, alerta de perigo potencial por baixa umidade é mais amplo. O aviso vale para quase todo o Estado de São Paulo, parte do norte do Paraná, todos os Estados do Centro-Oeste, Minas Gerais, e grandes áreas dos Estados do Nordeste, como Piauí, Maranhão, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Bahia e a totalidade de Tocantins.

"Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", diz o Inmet para as localidades cobertas pelo alerta de perigo potencial.

mais notícias
PUBLICIDADE